Apresentação

   Acumulam-se os impactos da crise econômico-financeira, da degradação estrutural dos termos da acumulação, da emergência de novas potências, das manifestações de descontentamento social, das apreensões sobre a crise energética, das inquietações com as alterações ambientais e da desmoralização da força armada dos poderes hegemônicos.

    A ordem internacional vigente se esvai; instaura-se a expectativa sobre uma nova ordem. Ocorrerá uma mera troca de atores? Velhos princípios, valores e regras serão preservados, retocados ou extintos? As mudanças em curso exigem reflexão conceitual aprofundada e ampliada.

  ORBIPOLÍTICA pretende por em debate o pensamento e as movimentações contemporâneas; quer alimentar percepções diferenciadas daquelas oferecidas pelo discurso político conservador em torno de comportamentos e tendências sociais bem como passar em revista as politicas públicas em curso.

  ORBIPOLÍTICA, produzido pelo “Observatório das Nacionalidades”, é dirigido sobretudo aos milhões de universitários do Brasil, da América Latina e da África, incluindo os alunos das escolas militares.

  A redação dos artigos deste boletim eletrônico estará preferentemente a cargo de profissionais das Ciências Humanas, em particular aquelas mais estreitamente relacionadas aos estudos Estratégicos e às Relações Internacionais, mas não exclui outras abordagens.