Institucional

   .

    O Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense foi criado no dia 28 de setembro de 2011. Volta-se para estudos e pesquisas relativos ao lugar da força militar no cenário global, focando particularmente os desafios da Política de Defesa Nacional e da Segurança Internacional.

   Em seu gênero, é o primeiro e único no Brasil. Integrando uma universidade pública, acolhe variadas opções teóricas e metodológicas. Mantem um Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos, um curso de graduação em Relações Internacionais e diversos laboratórios especializados. Seus professores e pesquisadores são oriundos de distintas áreas do conhecimento, e desenvolvem investigação relativa à Defesa e à política internacional.

     Através do Observatório das Nacionalidades, o INEST mantém parceria com a Universidade Estadual do Ceará para a publicação da revista acadêmica “Tensões Mundiais”.

    Essa parceria se amplia com a publicação de “Orbipolítica”. Dessa forma,  o INEST e UECE ampliam o debate qualificado sobre processos e fenômenos que dizem respeito ao futuro do país, sem, contudo, perder de vista seu habitat geopolítico: a América do Sul e a África.

.

.

Niterói, 17 de outubro de 2011.

Eurico de Lima Figueiredo

 Diretor do INEST- UFF